sábado, 8 de agosto de 2009

Tipos de Energia

Existem diversos tipos de energia, como podemos ver a seguir:

• Energia Física - Dentro deste tipo de energia estão a forças físicas ao nosso redor, como a energia hidráulica, a energia mecânica (qualquer tipo de esforço para movimentar ou erguer um objeto). Dentro desta está também a energia cinética e dinâmica dos corpos.

• Energia Química - Aqui se encontram a energia da combustão, a energia de células fotoelétricas e fotovoltaicas, as energias oriundas das reações químicas.

• Energia Elétrica - Energia representada pela movimentação de elétrons devido a presença de um campo elétrico. Este campo elétrico pode ter sido gerado pela presença de um campo magnético.

• Energia Atômica - Esta é a energia oriunda da divisão do átomo. Ela pode se dar de forma extremamente intensa e pontual (em uma bomba atômica), ou de forma controlada, em usinas termoelétricas nucleares.

A Conversão Entre Energias

Vamos analisar o seguinte fato: em uma hidrelétrica, devido à força da gravidade e a diferença de altura no caminho de um rio gera a energia potencial para suas águas. Estas águas se movem e portanto tem energia cinética e dinâmica. Estar energias compostas se transformam em energia mecânica que movimentam uma turbina. Esta turbina movimenta um eixo que movimenta um dínamo (até agora só falamos de energias mecânicas). Ao ser movimentado, o dínamo gera um campo magnético que gera um campo elétrico que a movimentação de elétrons e assim temos a energia elétrica.

Em uma termoelétrica nuclear a divisão do urânio gera calor que aquece uma caldeira que gera vapor, vapor este que passa por turbinas a vapor. Recapitulando, energia atômica se transformando em energia física (calor) que se transforma em mecânica (vapor movimentando a turbina). Da turbina segue o mesmo caminho da hidrelétrica, ou seja, dínamo e energia elétrica.

Em um trem, temos um motor a diesel, que pela combustão (energia química) movimenta um eixo que movimenta um dínamo que gera energia elétrica, que é transportada para motores elétricos nas rodas, onde nestes motores a energia elétrica é transformada em energia mecânica (para movimentação das rodas).

Toda transformação de um tipo de energia para outro geram perdas irreversíveis. O percentual destas perdas é representado pela Energias ou Exercia. O estudo desta começa a ficar cada vez mais importante, pois é uma excelente ferramenta para o uso mais eficiente das diversas formas de energia. Por exemplo: temos dois caminhos para chegar no mesmo lugar, o primeiro utiliza a combustão do gás natural, com uma eficiência de 50% para gerar eletricidade e depois esta eletricidade é utilizada para gerar calor com uma eficiência de 90%, onde neste caminho temos uma eficiência global de 45%. O outro caminho é utilizar o mesmo gás natural e levá-lo até o local onde é necessário gerar calor, queimá-lo e gerar este calor necessário, com uma eficiência de 70%. O segundo caminho é direto e portanto a eficiência global é de 70% contra os 45% do primeiro.

• Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda de água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

• Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

• Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.

• Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

• Energia eólica – gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

• Energia nuclear – o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

• Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.

• Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.

• Energia gravitacional – gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

Há também o aproveitamento da força das marés para obtenção de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário